Uma empresa só existe por causa dos seus clientes. Aquelas que desejam obter mais clientes, precisam aparecer, melhorar a sua encontrabilidade, sair da zona de conforto e ‘meter as caras’.
Na área da saúde não é diferente. Todo médico precisa de paciente. Todo médico precisa entender e investir em marketing qualificado para se destacar.
Em um passado não muito distante, aparecer significava investir pesado em publicidade. Revistas, jornais, tv, outdoor, abrigos de ônibus e outras mídias para gerar atenção, despertar o interesse, motivar um desejo para que no final o cliente tomasse uma ação.
Essa era a realidade para poucos hospitais e clínicas no país.
Mas com tantos meios disponíveis e a mudança no comportamento do consumidor, a maneira como a sua empresa é vista – e encontrada – mudou radicalmente com o surgimento da internet.
Clientes ativos na internet exigem empresas ativas neste meio.
A jornada de compra do consumidor mudou, e muito. Para ter uma idéia, o Facebook realizou uma pesquisa e descobriu que para uma pessoa que deseja comprar uma passagem aérea, tem em média 37 pontos de contato entre 1 e 2 meses.
Elas passam por sites de busca, sites de hotéis, aluguel de automóveis, recomendações de pessoas nas redes sociais entre outros.
O volume de informações na internet é gigantesco, por isso é necessário ficar de olho nas oportunidades que ela oferece para o marketing na área da saúde.
Por isso, separamos para você um checklist com os principais itens que ajudam a melhorar a encontrabilidade da sua clínica ou consultório na internet.
1. Site Responsivo
Ter um site (ainda) é extremamente importante para desenvolver a encontrabilidade. Não importa o tamanho do seu negócio.
Nele as pessoas têm a oportunidade de conhecer mais sobre você, sobre os serviços que você oferece, onde está localizado e quais os diferenciais. É um meio onde você controla as informações e pode entender melhor o fluxo de visitantes através do analytics.
Além de ter um site, é preciso ter um site que funcione em diferentes telas. Sites que se adaptam a estes formatos são conhecidos como responsivos.
No desktop ele enxerga um layout amplo. A disposição dos botões, menus, links, textos, imagens e animações podem ser ‘espalhadas’ pela tela. Já na visualização mobile (pelo smartphone / tablete) ele encontrará estes elementos rearranjados.
Lembrando que quanto mais fácil for a navegação, melhor.
Em telas menores, priorize informações relevantes. Encurte o caminho para que o paciente possa acessar serviços que realmente façam sentido para ele naquele momento.
Imagens podem ocupar muito espaço e não entregam uma experiência fluída e podem frustrar o paciente, gerando percepções arranhadas sobre a sua clínica.
O site muitas vezes é a porta de entrada para os futuros pacientes. Aproveite e crie conteúdo de interesse do seu público. Isso ajuda a atrair visitantes e a indexação nas buscas do Google.
2. Redes Sociais
Conheço muitos médicos que não utilizam redes sociais, principalmente a geração dos baby boomers (nascidos entre 1945 e 1960). Mas precisamos estar onde o paciente está, certo?
Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter são ferramentas poderosas para criar e estabelecer relações e gerar engajamento com o público-alvo.
Acha complicado alimentar tantas redes sociais? Escolha uma delas e foque.
É importante configurar de maneira adequada para potencializar a sua encontrabilidade. Disponibilizar as informações sobre contato, local e horário de atendimento (pois têm paciente que acha que pode ser atendido pelo Facebook), especializações, CRM.
Eu sempre aconselho os meus clientes a gerarem conteúdo continuamente para as redes sociais. Isso estabelece a identidade do seu negócio e aproxima as pessoas em diferentes momentos na jornada do consumidor.
Vídeos têm funcionado bastante para gerar conhecimento de marca para clínicas e hospitais.
Leia também: Marketing Pessoal ou da Clínica?
3. Google Meu Negócio
Já procurou por alguma loja ou estabelecimento e viu uma série de informações pertinentes sobre aquele local como avaliação das pessoas, imagens do local, horário de funcionamento, mapa de localização, telefone e site para contato?
Esse é o Google Meu Negócio!
A ferramenta é gratuita e indispensável para qualquer negócio.
Entre e configure as informações da sua clínica. Inclua os seus serviços, fotos e horário de atendimento. Tudo o que pode facilitar a sua encontrabilidade deve ser incluído no Google Meu Negócio.
Vale a pena solicitar aos clientes para que avaliem a sua clínica no Google, isso ajuda às pessoas a verificarem a reputação do seu negócio para aqueles que buscarem no Google.
O Google Meu Negócio ainda conta com um painel que mostra como a sua clínica está sendo descoberta pelas pessoas (Pesquisa ou Maps) e qual ação elas tomaram, como acessam o site, solicitam rotas, ligam para você (quando o número de telefone é incluído) e envio de mensagens SMS.
4. Youtube
O Youtube é o segundo maior buscador, fica apenas atrás do Google. As pessoas muitas vezes não querem ler textos, elas querem ver e ouvir sobre algo que procuram.
A saúde está ligada à outros temas como qualidade de vida e bem estar, temas que têm grande procura no Youtube. Muitas clínicas entenderam isso e criaram canais para dialogar com este público. Trazem informação, respondem as dúvidas dos internautas, e interagem com a comunidade online.
Se você ainda não pensou em desenvolver conteúdo para a maior plataforma de vídeos do mundo, chegou a hora de encarar este desafio. Uma plataforma como o Youtube pode ampliar em até 3x a sua encontrabilidade digital.
A linguagem audiovisual permite trocar experiências de maneira rápida e simples. Quanto mais o seu prospect souber (e que isso seja através de você) mais seguro estará para realizar uma consulta com você.
É importante considerar títulos atraentes, tags e cartões para que o visitante possa assistir a outros vídeos e recomendá-los para as outras pessoas.
Não deixe de tratar da parte visual como capa do canal, ícones e cartões.
Vinhetas também são importantes para reforçar o seu posicionamento e sobre o a proposta do canal.
Seja interessante, inspirador, educativo e colha os frutos.
5. SEO
Um site não é composto apenas de textos e imagens, ele precisa ser bem estruturado com informações que os robôs do Google possam ler e mostrar para as pessoas que tem interesse em uma solução para a pergunta deles.
SEO, significa Search Engine Optimization, que nada mais é do que uma otimização para os motores de busca (Google / Yahoo! / Bing).
Quando você digita algo no Google, os robôs varrem a internet em busca dos melhores resultados para o que foi digitado. Os sites que aparecem nas primeiras posições da parte orgânica, trabalharam de maneira adequada o conteúdo e a estrutura do site como um todo.
Este é um trabalho dinâmico, e representa bem a dinâmica da internet e seus algoritmos na influência por uma encontrabilidade saudável. Ou seja, precisa ser monitorado e ajustado com base nas novas diretrizes colocadas pelos buscadores, em especial o Google.
Alguns itens que favorecem a encontrabilidade são:
- O site é responsivo? – ferramenta do google
- Ele possui certificado de segurança SSL?
- Os textos foram bem desenvolvidos?
- Os títulos e textos contêm a palavra-chave em questão?
- As imagens estão leves para um site?
- A palavra-chave está na URL?
- O site possui um sitemap?
Algumas ferramentas gratuitas como Website Grader e Search Console te ajudam a identificar os pontos de melhoria na performance do seu website.
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