O namoro é uma fase mágica, é a busca por novas experiências de maneira compartilhada.
Assim como na vida real, as pessoas nutrem sentimentos pelas marcas, inclusive o amor. As marcas amadas sabem como lidar com o consumidor.
No último estudo realizado, a NetBase destacou as 100 principais marcas mundiais de acordo com a percepção de amor demonstrado pelas pessoas nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Tumblr, além de milhões de outras referências através de uma tecnologia patenteada de monitoramento.
Entre os Top 10 da lista estão:
- Facebook (1)
- Amazon (2)
- eBay (3)
- Apple (4)
- Snap (5)
- Disney (6)
- Pokémon Go (7)
- Etsy (8)
- Netflix (9)
- Sony (10)
Estas empresas amadas têm muito a ensinar sobre a relação que mantém com seus clientes.
O Facebook, no topo da lista das marcas mais amadas, possui mais de 2 bilhões de usuários. A plataforma se posiciona como o ambiente ideal para conectar pessoas e facilita de maneira simples o compartilhamento de informações importantes entre elas.
Diariamente são mais de 175 milhões de ‘expressões de amor’, e no total, mais de 800 milhões de interações como likes nos posts e vídeos pelo mundo.
A busca pelo Facebook em inovar e descomplicar a maneira como nos conectamos e compartilhamos conteúdos fazem dele uma marca amada em todo o mundo.
Empresas de healthcare precisam aprender como desenvolver conexões com os seus atuais e futuros pacientes. O distanciamento ainda é uma pedra que existe no caminho entre o paciente e muitos planos de saúde, clínicas, consultórios e hospitais.
Não basta ter uma rede social, ela precisa ser um canal que inspira e orienta este paciente.
A gigante do varejo Amazon, responsável por 34% das vendas online nos Estados Unidos, está em segundo lugar na lista. As vantagens que os membros do Prime possuem, como entrega em até dois dias e o nível de serviços exclusivos, além é claro, de tudo o que podem comprar por lá, fizeram da Amazon uma marca amada.
A excelência nos serviços entregues pela Amazon reflete a necessidade das empresas olharem com carinho para toda a jornada do consumidor: desde o conhecimento da marca até o pós venda.
Pensar na necessidade do paciente em cada estágio e entregar opções de serviços personalizados é um dos diferenciais que as pessoas realmente amam, desejam e até pagam mais por isso.
>>> Leia 3 Etapas para a Diferenciação da sua Marca <<<
Como as empresas de saúde podem desenvolver uma relação de amor com o meu cliente?
Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.
Antoine de Saint-Exupéry
Em tempos de amor líquido (termo criado pelo sociólogo Zygmunt Bauman em seu livro homônimo), a disputa por um espaço no coração do cliente é cada vez mais fragmentada. Porém, alguns ações podem tornar esse caminho menos tortuoso para aquelas empresas que realmente desejam ser amadas.
Separamos 4 dicas para orientar a sua empresa a iniciar uma relação de amor com o paciente:
1. Aproxime-se do cliente / paciente.
Todo namoro envolve aproximação. Existem sim namoros a distância, mas o objetivo deles não é permanecer distantes, é estar o mais próximo possível.
Manter distância do paciente é prejudicial a marca.
Defina objetivos de comunicação para os pacientes, para manter a proximidade.
Ações de conteúdo específico para cada grupo de pacientes podem inspirar, educar ou até mesmo ajudar no processo do tratamento.
Um bom plano de relacionamento com pacientes pode reduzir a perda em até 30%.
2. Entenda o que o torna feliz.
Simples gestos podem abrir sorrisos das pessoas. Esqueça o modelo frio de relação médico – paciente, nós brasileiros somos extremamente comunicativos e gostamos de interagir com pessoas.
Marcas amadas tem paixão em servir ao cliente.
Faça uma análise no seu negócio, identifique as dores do seu paciente (o que incomoda) e como você pode reverter esta situação em algo produtivo e que gere bem-estar.
Por exemplo: você detectou que a área de espera está criando muita tensão entre os pacientes pela disposição das cadeiras, a cor das paredes, bebedouro, ar condicionado etc… Uma pequena alteração no layout do consultório pode resultar em uma melhoria significativa para o paciente, elevando o nível de satisfação de todos os envolvidos (médicos, funcionários, pacientes e familiares).
Entender as necessidades do cliente, é responsabilidade da sua empresa.
3. Seja apaixonado pelo cliente.
Casais apaixonados gostam de construir boas experiências. Quando existe paixão, não existem barreiras para manter o sorriso e a alegria no ar.
A Disney têm essa característica. Na sexta posição do ranking de marcas mais amadas, é uma empresa que sabe agradar e demonstrar o seu amor pelos seus clientes.
Os seus filmes e super-heróis são memoráveis, suas trilhas sonoras arrancam sentimentos de nós com facilidade e suas princesas encantam o mundo inteiro. Eles constroem uma experiência mágica, pois são extremamente apaixonados pelo cliente.
Seja apaixonado pelo seu cliente, demonstre isso em todos os pontos de contato.
4. Quem ama, cuida.
Prepare a sua equipe para amar e cuidar do cliente.
Marcas amadas como Apple sabem que em cada contato com o cliente é uma oportunidade para demonstrar o carinho e cuidado.
As vezes um deslize por parte de alguém da equipe pode prejudicar todo o trabalho e esforço de branding, por isso é importante treinar a equipe para realmente ‘cuidar’ do paciente, seja no atendimento, durante o procedimento, nas redes sociais, e por ai vai.
Cuidar é tornar a empresa mais humana.
Somos orientados por dados nas decisões, porém o contato humano deve ser observado e medido para a eficiência do atendimento como um todo.
Mantenha sempre um canal de comunicação aberto com o paciente. Ele deseja ser ouvido e quando nos posicionamos de maneira a estabelecer esta conexão, podemos gerar uma relação muito mais do que duradoura, mas inspiradora e lucrativa.